Assim, para dia 1, sexta-feira, recomendamos um passeio pelas ruas comerciais da cidade, com paragem no Largo Dr. David Alves (na imagem), para assistir ao Teatro de Marionetas por Rui Sousa, durante toda a tarde. Esta é uma iniciativa levada a cabo pela Associação Comércio ao Ar Livre que, aproveitando o sucesso do 1º Festival de Animação de Rua decorrido em Setembro, convidou alguns dos artistas participantes para, mais uma vez, animarem as artérias comerciais da cidade, até ao final do mês.

Às 15h00 e no mesmo local, os mais pequenos, entre os 4 e os 10 anos, são convidados a assistir à leitura do conto “O meu primeiro Natal”, podendo depois participar num jogo de Dominó de Natal. Uma hora mais tarde, às 16h00, é a vez da Orquestra de Sopros da Associação Pró-Música dar um concerto, entre o Largo Dr. David Alves e a Praça da República.

E para terminar o dia em beleza, porque não jantar num dos 21 restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa”Sabores Poveiros”. Do menu, e até ao final do mês, fazem parte pratos típicos da Póvoa como o bacalhau cozido com todos, a roupa velha e, claro, as rabanadas poveiras. E ainda se habilita a ganhar um fim-de-semana numa Pousada de Portugal.

No dia seguinte, Sábado 2, cabe às crianças escolher entre assistir, às 15h00, à leitura do conto “O Pinheirito“, na Praça da República, seguindo-se depois um jogo de caricas ou então, e também às 15h00, assistir à sessão mensal “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas” na Biblioteca Municipal. Esta última iniciativa decorre na Sala Infantil da Biblioteca e consiste numa sessão de leitura, neste caso dedicada à época natalícia, com o objectivo de proporcionar o convívio entre pais e filhos ou familiares, com os livros sempre por perto.

E para quem gosta de palhaços, a Praça da República é, no Sábado, o melhor lugar para se estar. Durante todo o dia, Kaki e Pintarolas, que no Festival de Animação de Rua ganharam o prémio atribuído pelo púbico, vão lá estar, prometendo muitos risos e gargalhadas.

Engana-se quem pensa que a Câmara Municipal preparou um programa para agrado único das crianças. Em nome da tradição, o Cantar das Janeiras volta a ecoar pelas ruas da Póvoa de Varzim, sendo que no Sábado, às 16h00, o Grupo Cultural e Recreativo de Aver-o-Mar percorre o trajecto compreendido entre a Igreja da Lapa e o Largo Elísio da Nova para “Cantar as Janeiras” e às 17h30 é a vez do Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, que irá “Cantar as Janeiras” na Praça da República.

Domingo, dia 3, há nova sessão de leitura no Largo Dr. David Alves, às 15h00, desta vez com o conto “A primeira prenda de Natal de Henriquesempreespera“, seguido de um jogo didáctico – “Encontrar as 15 diferenças“. Às 16h00, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz sai da Igreja da Lapa para “Cantar as Janeiras“, terminando o percurso no Largo Elísio da Nova. Kaki e Pintarolas voltam a marcar presença, desta vez para um espectáculo cómico no Largo Dr. David Alves, durante todo o dia.

No entanto, o programa de actividades não se limita apenas a este fim-de-semana, antes estendendo-se até dia 7 de Janeiro. O programa completo está disponível para consulta em “Feliz Natal – Póvoa de Varzim”.