Os participantes, para além, de terem sido os responsáveis pela decoração de Natal da Casa da Juventude, participaram em oficinas plásticas, de culinária e num projeto de empreendedorismo juvenil. 

Sendo assim, no dia 18 de dezembro, depois do acolhimento foram a uma aula de natação, no Varzim Lazer. De tarde, deram assas à criatividade e imaginação na oficina plástica, Artes e Ofícios. 

No dia seguinte, dia 19 de dezembro, tiveram direito a uma sessão de cinema, no Auditório Municipal. De tarde a animação continuou, mas desta vez, rumo ao Porto, para assistir ao Monumental Circo de Natal, no Coliseu do Porto. 

O dia 20 de dezembro reservou-lhes uma manhã destinada ao empreendedorismo juvenil, com a I primeira Oficina Start, da ideia ao projeto. Entretanto, puseram as mãos na massa, para aprenderem a fazer doces de Natal, na Oficina de Culinária. 

No dia 21 de dezembro continuaram com a II Oficina Start, durante a manhã. As aventuras não ficam por aqui, na tarde de de quinta-feira visitaram a Aldeia Natal de Perlim, em Santa Maria da Feira.

No último dia, estiveram a organizar uma Feirinha de Natal onde, no âmbito do empreendedorismo juvenil, foram expostos os projetos resultantes da Oficina Plástica e também os doces confecionados na Oficina de Culinária. O valor angariado nesta feirinha vai ser entregue a uma Instituição Social.