Pensada nos mesmos moldes de sucesso dos dois anos anteriores, a festa contou com a colaboração de restaurantes do concelho, várias empresas poveiras e dezenas de voluntários, que fizeram questão que não faltassem as deliciosas francesinhas nos pratos de todos os visitantes.

A festividade, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e do Vice-Presidente do município, Luís Diamantino, foi garantia de música, animação e convívio ao longo dos três dias em que decorreu (sexta-feira, sábado e domingo).

O ponto de partida da Festa da Francesinha foi dado sexta-feira às 20h00, para jantar. A animação durou até madrugada, ao som duma grande variedade de convidados musicais. Ana Oliveira deu um grande espetáculo, que contou com brilho extra da participação especial de Rui Nova. Jorge Amado deu continuidade à diversão musical e o Dj Vaz foi o responsável pelo som que fechou a noite.

O DJ repetiu presença no sábado, dia repleto de sensações artísticas. Novamente com portas abertas a partir das 20h00, a animação foi garantida pelo sertanejo de Markes Brasil e por um espetáculo dos Zumba Kids, da Street Dance Bonfim, que encheram a Lota de dança e exercício físico.

No domingo, dia de fecho da Festa da Francesinha, a festa durou todo o dia, tendo-se iniciado as 11h00. Desta feita, foi Rui Nova quem deu um concerto, com Ana Oliveira a devolver a gentileza da participação especial. O grupo de dança da Escola Secundária Eça de Queirós espalhou sorrisos e diversão por entre os presentes e os Módulo 6, que já tinham marcado presença no Arraial das Tricanas Poveiras, repetiram a atuação no Auditório da Lota.

Depois de inaugurado com o Arraial Poveiras, esta foi a segunda etapa do evento “Póvoa ao Ar Livre – o Verão conVida”, atividade patrocinada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que pretende promover, semanalmente até final de agosto, várias festas e arraiais realizados por entidades poveiras.

A terceira etapa terá lugar entre 5 e 7 de agosto com a tradicional Festa do Mar, organizada anualmente pelos Leões da Lapa Futebol Clube desde a sua primeira edição que ocorreu em 2007.

O município da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão.