Esta iniciativa sucede ao Arraial Poveiras, à Festa da Francesinha Colegial e à Festa do Mar, apresentadas, respetivamente, pelo Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, Paróquia da Matriz e Leões da Lapa Futebol Clube.

A organização espera que esta atividade dure até noite dentro e seja visitada por milhares de pessoas, aproveitando a habitual adesão dos poveiros e turistas às festas a Nossa Senhora da Assunção, que se celebram a 15 de agosto.

Serão muitos os petiscos à disposição dos visitantes, com destaque naturalmente para a sardinha, tão do agrado dos poveiros, para o caldo verde, as bifanas, a carne na brasa e as rabanadas poveiras.

À semelhança de todas as festas no âmbito do Póvoa ao Ar Livre, a Festa da Sardinha é de entrada livre. A abertura de portas está marcada para as 20h00 de sexta-feira e a animação noite dentro estará a cargo do Rancho Poveiro.

Sábado, a Festa abre para almoço e contará, para além das iguarias a degustar, com a música de Manuel Moura. O fecho diurno de portas, tal como nos dois dias seguintes, terá lugar às 16h00. O jantar de sábado será animado pelo Rancho Caxineiro.

Domingo terá lugar a atuação da Gestrituna, na parte do almoço, e do Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, da parte da noite. No feriado de segunda-feira, dia das Festas a Nossa Senhora da Assunção, a Festa da Sardinha só abrirá portas para almoço. Os Duo Glamour darão um espetáculo musical, a fechar em festa a 11ª edição deste evento.

A Câmara Municipal convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão. Depois de terminada a Festa da Sardinha, o Póvoa ao Ar Livre continuará a encher semanalmente o Auditório da Lota, com a realização do Convívio Varzinista e dos Sabores de Verão, apresentados pelo Varzim SC e ACD Mariadeira e GR Regufe (estes dois últimos em conjunto), respetivamente.