O programa, elaborado pela Comissão de Festas, que reúne os seis bairros da cidade, com a colaboração da Câmara Municipal, é variado e inclui desde as iniciativas mais típicas, que têm a ver com o espírito das festas, como é o caso da noite de São Pedro, o espectáculo das rusgas e a procissão que reúne os três santos populares, a outras actividades de índole cultural e desportiva. A celebração do vigésimo aniversário da geminação entre a Póvoa de Varzim e a cidade francesa de Montgeron fará também parte das festividades.

Na cerimónia pública de apresentação do programa, o vereador do pelouro da cultura, Luís Diamantino, chamou a atenção para o cartaz das festas que é o resultado de um desafio lançado pela Comissão de Festas à turma do 12º ano de Artes da Escola Secundária Eça de Queirós. Das várias propostas apresentadas, foi escolhida a do aluno Jerónimo Meira, que assim concebeu a imagem das festas deste ano.