Ao longo de todo o dia 28, e até às 24h00, com um vasto leque de convidados, o nosso concelho foi dado a conhecer desde a história, ao património, passando pelas tradições e lendas locais. O artesanato, a gastronomia, o desporto, a cultura, a vertente empresarial e algumas instituições locais foram temas abordados.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi entrevistado falando do seu papel em prol do Município, trabalho desenvolvido e projetos para o futuro.

E claro, em destaque estiveram as Festas de São Pedro, com todo o seu encanto, a sua história, com referência aos usos e costumes da comunidade poveira na celebração do padroeiro dos pescadores. À meia-noite, no interior do Porto de Pesca, houve uma sessão de fogo-de-artifício a abrilhantar a emissão e a noitada de São Pedro.

Também o canal de televisão Porto Canal emitiu, em direto, da nossa cidade, as Festas de São Pedro. O cenário foi o edifício dos Paços do Concelho e, durante cerca de uma hora e meia, passaram, pela Praça do Almada, as seis rusgas de São Pedro (Belém, Matriz, Mariadeira, Norte, Regufe e Sul). Cada bairro atuou conferindo cor, ritmo e muita animação a esta emissão. O edil foi uma vez mais entrevistado falando das Festas da Cidade, do turismo cada vez mais significativo na Póvoa e ainda de alguns dos seus projetos para os próximos tempos. Poderá ver a emissão aqui.

De resto, a Noitada de São Pedro foi vivida com a intensidade que a caracteriza, repleta de milhares de pessoas. Aos poveiros, que celebram o seu padroeiro, com notória dedicação e imensa alegria, juntaram-se muitos visitantes que não quiseram perder a Festa da Póvoa de Varzim.

A música, as fogueiras, as rusgas a desfilar, a visita aos tronos que embelezam cada bairro, a sardinha a assar e a boa disposição, tudo isto é obrigatório e não faltou.

O dia de ontem – Dia de São Pedro – ficou marcado pelas celebrações de caráter religioso em honra do padroeiro. Às 11h00 realizou-se a tradicional Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa:

Às 15h00, o concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim na Praça do Almada:

Às 21h30, o concerto pela Banda Cabeceirense, no Largo do Passeio Alegre:

Às 17h00, a Majestosa Procissão de S. Pedro saiu da Igreja Matriz rumo à Igreja da Lapa:

Depois de uma primeira noitada de muita festa e das cerimónias religiosas em honra de S. Pedro, acontece, hoje à noite, a grande novidade deste ano: concerto pelos Deolinda, grupo de música popular portuguesa inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais. Será às 22h00, no Largo do Passeio Alegre.

Amanhã, 1 de julho, sexta-feira, às 22h00, irá realizar-se, na Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, o Desfile das Rusgas.

No sábado, irá realizar-se a segunda Noitada nos Bairros. Cada bairro terá o seu programa, sendo que à uma da manhã cada um lançará o seu fogo-de-artifício.

No domingo, 3 de julho, às 9h30, cumpre-se a XXVIII Corrida de S. Pedro, na Avenida dos Banhos.

E as Festas terminam em grande com o Espetáculo das Rusgas no Estádio do Varzim, a partir das 22h00, seguido de Espetáculo Piromusical, na Av. dos Banhos, Largo do Alto do Martim Vaz e Marginal Norte.