O grupo vai interpretar «CANTIGA – Cantigas de trovadores galegos e portugueses do século XIII». As cantigas medievais são o património musical mais importante da Idade Média galaico-portuguesa. O programa estrutura-se nas cantigas de Martín Códax. As dos restantes trovadores, de que não conservamos a música original, serão cantadas com melodias procedentes de cantigas de Santa e doutros repertórios mais próximos da lírica trovadoresca galega e portuguesa.

Resonet foi criado em 1990 em Santiago de Compostela sob o impulso do alaudista Fernando Reyes, que dirige o agrupamento, e a soprano Mercedes Hernández, tomando a sua designação a partir de uma peça do Códice Calixtino. Os seus componentes são especialistas na interpretação da música antiga nos mais conceituados centros de formação da Europa.

Realizou numerosos concertos em prestigiados festivais e auditórios em toda a Europa, e dedica enorme atenção à música relacionada com a Galiza e com o Caminho de Santiago.

Gravou: La Grande Chanson (canções dos peregrinos franceses, século XVII); Santiago! (música e peregrinações no Renascimento); Les Pellerines (a moda da peregrinação em França, século XVII); Il Pellegrino (a viagem de Cosme III de Medici, em 1668); Canto de nadal; Cantares Galegos-Rosalía de Castro; Canto de Ultreia (Codex Calixtinus – Cantos de peregrinos – Músicas para as festas de Santiago, no século XII); Festa Dies (músicas para a consagração da Catedral de Santiago, em 1211); e A Peregrina (Cantos e romances nos caminhos de Santiago).

Esta 38ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Consulte o programa completo do 38º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 965 342 139, sendo que aos sábados e domingos, das 15h00 às 18h00, poderá contactar através do 965 342 139.