O evento foi apresentado esta manhã, na sede da associação, e contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e Eduardo Faria, Presidente da Direção do Varazim Teatro.

Luís Diamantino começou por dizer que “sem o Varazim Teatro o evento não aconteceria. A Câmara Municipal, na área da cultura, tem investido sobretudo no apoio à motivação e criatividade daquilo que é nosso, ou seja, da comunidade poveira”. E neste sentido, o autarca entende que “o Varazim Teatro tem sabido, ao longo dos anos, responder positivamente ao desafio. Para além da programação teatral de que é responsável, o Varazim Teatro foi para lá do desafio e agarrou no Festival Internacional de Teatro, que já promove há mais de 10 anos”.

A este propósito, o Vice-Presidente falou da aposta do Município na descentralização cultural, incentivando as associações a organizar as iniciativas com o apoio da Câmara Municipal.

O Vereador da Cultura referiu que “o É-Aqui-In-Ócio é também um momento de renascimento anual e uma motivação que faz com que muita gente venha até à Póvoa de Varzim assistir a teatro de qualidade e feito por nós (Companhia Certa)”. Para Luís Diamantino, tal é motivo de orgulho, acrescentando ainda que o Varazim Teatro tem “uma intervenção muito forte na formação dos jovens através das ações junto das escolas que contribuem para formar um público direcionado para o teatro”.

O Vice-Presidente terminou felicitando o Varazim Teatro e agradecendo o trabalho que tem desenvolvido ao longo destes anos.

Por seu lado, Eduardo Faria reconheceu que sem o apoio da Câmara Municipal, este Festival não acontecia. Recordou que o evento nasceu em 2007, pela altura em que o Varazim Teatro celebrou o 10º aniversário, a 26 de setembro, e também próximo do equinócio de outono (23 de setembro).

É-AQUI-IN-ÓC1O chega pelo equinócio de Outono e traz associada a ideia de recomeço, fim da silly season, retorno ao que nos eleva, ao que nos instrui, através da Arte Teatral. Partindo do conceito “Um Festival Para Todos Os Públicos” e da ideia de equilíbrio que o próprio nome contém, a Edição X – 2019, apresenta espetáculos de vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a tragicomédia e o teatro para a infância e abraça outras formas artísticas como o novo-circo, a música teatralizada e a dança contemporânea.

Este Festival levará à cena 11 espetáculos nacionais e internacionais, três dos quais para a infância e família. Haverá uma Estreia Nacional e uma Antestreia, uma sessão de cinema, um concerto e a comemoração dos 22 anos da Varazim Teatro, dois workshops e várias animações a acontecer pela cidade.

Consulte o programa completo aqui.

As entradas têm o custo de 7,00€ e de 5,00€ com desconto (para estudantes, reformados, menores de 25 anos e maiores de 65 anos, desempregados, pessoas portadoras de deficiência e grupos de 8 pessoas). Associados ao Varazim Teatro pagam apenas 3,50€.

Os ingressos estão disponíveis nas lojas Fnac, Worten e CTT, na BOL e no balcão do Cine-Teatro Garrett. O horário de funcionamento do Garrett é o seguinte: 10h30-12h30 e 15h30-17h30 de terça-feira a sábado, e a partir das 15h30 em dias de espetáculo.

Reservas a partir do email vt@varazimteatro.org e dos telefones Varazim Teatro (916 439 009 e 912 420 129) e Cine-Teatro Garrett (252 090 210).