No Cine-Teatro Garrett, o concerto do dia 21, quinta-feira, pelo agrupamento instrumental Remix Ensemble Casa da Música, integra a final do 9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com estreia mundial das duas peças selecionadas e ainda a encomenda do FIMPV à compositora Sara Carvalho, Presidente do Júri do Concurso.

Desde a sua formação em 2000, o Remix Ensemble apresentou em estreia absoluta mais de 85 obras e foi dirigido pelos maestros Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre­‑André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson, Emilio Pomàrico, Brad Lubman, Peter Eötvös, Paul Hillier, Titus Engel e Baldur Brönnimann, entre outros.

Na sexta-feira, 22, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música traz ao Cine-Teatro Garrett um programa repleto daquele “maravilhoso” que tem a virtude de nos devolver de volta, por instantes breves, as mentes que trazemos visionárias quando entramos no teatro do mundo. O sonho é muito raro que resista aos sopetões da vida. O que nos vale é que, de tempos a tempos, ao longo dos séculos e dos milénios, sempre algum resistente se dispõe a consumir a vida, produzindo e semeando beleza. Beleza intemporal, que o comum das gentes (alguns privilegiados, enfim), quando a oportunidade pinta, sorve, incrédulo, a longos haustos. Beleza assim é memória viva. Que celebramos deleitando-nos a ouvir. Qualquer das obras do programa de hoje arrasta. Todas três mantêm intacto esse sortilégio, apesar da sua vetustez.

Boris Berezovsky regressa à Póvoa de Varzim pela 3ª vez (estreou-se em Portugal em 1995, a convite do FIMPV). Nascido em Moscovo, estudou no Conservatório com Elisso Virsaladze e frequentou cursos particulares com Alexander Satz. Estreou-se em Londres em 1988, no Wigmore Hall. O Times descreve-o então como «um artista excecionalmente prometedor, de uma virtuosidade deslumbrante e dotado de uma energia admirável». Dois anos mais tarde, obtém a medalha de ouro do Concurso Internacional Tchaïkovsky de Moscovo.

A origem da Orquestra remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que desde então passou por diversas designações. Engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI. É parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006.

Na Igreja Matriz, no sábado, 23 de julho, irá atuar o Coro Gulbenkian, sob a direção de Michel Corboz.

A entrada de Michel Corboz no universo da música encontra-se profundamente ligada ao seu fascínio pela voz e pelas obras escritas no domínio da música vocal. Consequentemente dirigiu, ao longo da sua carreira, pelo mundo inteiro, as grandes oratórias e outras obras que incluem coro, solistas e orquestra.

Fundado em 1964, e tendo celebrado recentemente o seu 50º aniversário, o Coro Gulbenkian conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de cem cantores, atuando igualmente em grupos vocais mais reduzidos, conforme a natureza das obras a executar. Assim, apresenta-se tanto como grupo a cappella, interpretando a polifonia dos séculos XVI e XVII, como em colaboração com a Orquestra Gulbenkian ou outros agrupamentos, para a execução de obras coral‑sinfónicas do repertório clássico, romântico ou contemporâneo. Na música do século XX tem interpretado, frequentemente em estreia absoluta, inúmeras obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros. Tem sido igualmente convidado para colaborar com as mais prestigiadas orquestras mundiais.

Esta 38ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Todos os concertos têm início às 21h45. Consulte o programa completo do 38º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 965 342 139, sendo que aos sábados e domingos, das 15h00 às 18h00, poderá contactar através do 965 342 139.