No primeiro dia de 2013, Dia Mundial da Paz, a Póvoa de varzim acolheu uma das ações mais simbólicas no âmbito do programa do Encontro pela Paz. O lançamento ao mar das flores brancas recolhidas na Taça da Paz é, há catorze anos, um dos momentos mais marcantes deste evento. O Porto de Pesca, junto ao Instituto de Socorro a Náufragos, é o local escolhido, desde a primeira edição, para a realização deste ato simbólico e que conta, desde a primeira hora, com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. De mãos dadas, os participantes deste momento tocante cumpriram um minuto de silêncio e assistiram à largada de pombos que marcaram, nos céus poveiros, o desejo pela Paz e, ainda, à atuação de Ciliana Pinheira (Soprano), André Carriço (Violoncelo) e Rafael Nova (Violino). Findo este momento simbólico foi a vez do lançamento ao mar de centenas de flores brancas recolhidas na taça da Paz.

A agradável tarde solarenga levou largas centenas de pessoas a juntarem-se a este momento e, desta forma, comemorarem o desejo por um mundo melhor.

Lembramos que o Encontro pela Paz terminará no dia 12 de janeiro, no Diana Bar, pelas 21h30, com o encerramento da exposição “MAHATMA GANDHI – Amor à Humanidade”, visionamento de um filme, entrega de diplomas e certificados de agradecimento, “Yoga como caminho para a Paz” – atividade para adultos, pela Confederação Portuguesa do Yoga – Áshrama de Vila do Conde (Casa da Luz), atuação de Francisco Cruz e Mara São Roque, “A Dupla Maravilha”, e do Coro Amorim & Laúndos Ensemble.