A Formação, que contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal Andrea Silva, incidiu sobre a intervenção em cenários de emergência, cuidados a ter ao ligar para o 112, emergências médicas, avaliação do cenário e da vítima, hemorragias e queimaduras, traumatismos e intoxicações.

A iniciativa reuniu um grupo bastante heterogéneo, entre comunidade jovem e adulta, voluntários da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim e oriundos de variadas associações. No final das 3 horas de formação, foram atribuídos Certificados de Participação aos presentes, da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, e uma lembrança à equipa de formadores.

A Formação de Competências Básicas em Primeiros Socorros realizou-se no âmbito do Ciclo Formativo Saber + da Casa da Juventude. Dinamizado em conjunto com uma rede alargada de parceiros, este procura sensibilizar e capacitar os jovens e líderes associativo e a população em geral para a importância de trabalhar continuamente os seus CCA`s (conhecimentos, competências e atitudes), procurando contribuir para o desenvolvimento das suas competências pessoais.

Devido ao elevado número de interessados em participar, a Casa da Juventude e os Bombeiros Voluntários decidiram organizar uma 2ª edição, no dia 04 de março (das 14h00 às 18h00), sendo que as 24 vagas disponíveis já se encontram preenchidas (havendo mesmo inscritos em situação de espera). Presentes nesta edição extra teremos um grupo essencialmente jovem, oriundo dos Escuteiros e Associações Juvenis e de Estudantes.

Atenta a esta procura, a Casa da Juventude procurará dinamizar, com a sua rede de parceiros, outras oportunidades formativas referentes a esta área, ao longo do ano.