A sessão de abertura contou com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que deixou uma mensagem de esperança aos presentes, profissionais da área da educação e saúde.

“Temos que acreditar que conseguimos mudar. As coisas estão melhores mas longe de estarem como deviam estar”, preveniu o autarca, referindo-se a problemas como violência doméstica e no namoro, maus tratos e abusos sexuais.

O Vereador da Educação advertiu que “a violência começa a ser um lugar-comum, sendo notória insensibilidade perante as ocorrências”. E sobre esta “indiferença que mata” acrescentou que “a sociedade está mais habituada a lidar com gestos e palavras de violência do que com gestos e palavras de amor e carinho”.

Luís Diamantino considera que a escola tem um papel muito relevante a desenvolver, lembrando, no entanto, que “tudo começa na família e, se esta não for bem estruturada, os problemas não se resolvem”. Assim sendo, “é importante que as crianças saibam que há alguém junto delas que pode intervir no meio familiar” e, neste sentido, realçou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

“Violência Doméstica/ Violência no Namoro”, “Maus Tratos e Abusos Sexuais, na infância e adolescência”, “Deficiência, Afetos e Sexualidade” foram os temas abordados no encontro, que contou com a participação de Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim.