Será apresentado o programa de comemoração do Centenário do Dr. Luís Rainha e irá proceder-se à entrega dos prémios previstos nos Estatutos da Fundação, ao melhor aluno da Escola Secundária Eça de Queirós e ao melhor aluno da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Nesta sessão, terá ainda lugar a assinatura do Protocolo entre a Fundação Dr. Luís Rainha e o Varazim Teatro para preparação de um espetáculo teatral, com utentes do MAPADI e da Santa Casa da Misericórdia e serão entregues a estas duas instituições poveiras os subsídios previstos no artigo 6º dos Estatutos da Fundação.

A sessão irá terminar com uma palestra sob o tema “Nós os Portugueses” proferida por Inácio Pignatelli, Advogado, Escritor e Professor de História da Literatura Portuguesa.

A Fundação Dr. Luís Rainha foi constituída em março de 2007, na Rua da Alegria, 10, na Póvoa de Varzim, apresentando como objeto apoiar financeiramente duas instituições locais de caráter assistencial (Lar de idosos da Santa Casa e MAPADI) e promover atividades no domínio educativo e cultural. Neste âmbito, os responsáveis da instituição resolveram criar o Prémio Literário como forma de promover a Fundação Dr. Luís Rainha e de apoiar a criação literária, que enaltece a Póvoa de Varzim.