A obra reúne cinco histórias do universo poveiro: A Carrreta do Salva Vidas, A Casa dos Poveiros, Naufrágio do Veronese, O Martéle São Sebastião e o Moço Poveiro e Acantos Poveiros.

António Cunha e Silva nasceu em 1941, em Leça da Palmeira. Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto e do Quarteto de Cordas do Porto. Foi professor de violino e Presidente do Conselho Diretivo do Conservatório de Música do Porto, Diretor da Academia de Música de Matosinhos, Conservatório da Maia e do Conservatório da Covilhã. No âmbito musical, recebeu dois prémios escolares — Fundação Calouste Gulbenkian e o 2º prémio da Juventude Musical Portuguesa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Francês — Bruxelas e Nice. Como convidado, integrou a Orquestra Gulbenkian, nas tournées à União Soviética, China e Índia.

No percurso literário de Cunha e Silva destaca-se a publicação de catorze livros. Foi distinguido nas Correntes d’Escritas com duas (2015 e 2019) Menções Honrosas no Prémio Literário Dr. Luís Rainha.