A mostra foi inaugurada esta noite de Terça-feira, 25 de março, integrando o programa comemorativo do Centenário da igreja.

A abertura da exposição contou com as presenças do Provedor da Santa Casa da Póvoa, Virgílio Ferreira, do Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, bem como representantes da EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

Luís Diamantino deixou palavras de apreço à entidade que está a levar a cabo este programa de eventos, que visam celebrar a importância da Igreja da Misericórdia na comunidade, mas também realçar a beleza dos seus traços arquitetónicos. E sublinhou que faz todo o sentido a autarquia poveira dar apoio à Misericórdia, como o está a fazer, tornando possível que haja mais dignidade em todas as comemorações, acompanhadas de uma ampla e regular divulgação das iniciativas.

Virgílio Ferreira mostrou-se grato à forma como a comunidade tem acolhido este programa sobre o Centenário, destacando os apoios da Câmara Municipal e da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

No momento de abertura da visita guiada à exposição, houve ainda espaço para as palavras do Professor José Ribeiro, coordenador da exposição e orientador dos trabalhos dos alunos da turma G do 8º ano (2013/2014) e da diretora do estabelecimento de ensino, Dores Milhazes. Os representantes da EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves referiram a recetividade dos alunos a este desafio proposto pela Misericórdia da Póvoa de Varzim, salientando que a escola mostra-se sempre disponível para colaborar em ações que favoreçam a comunidade.