Aníbal Cabral Pires, presidente da ANNP, afirmou que “a edição deste ano foi um êxito que ultrapassou todas as expectativas. No entanto, reconheço que este facto não é muito surpreendente tendo em conta os nossos parceiros, a Câmara Municipal e a Varzim Lazer, que foram inexcedíveis durante todo o processo.” Segundo Aníbal Cabral Pires “este Meeting já é procurado pelos melhores nadadores do mundo e, tendo sido realizadas apenas três edições, é sinónimo de que estamos no bom caminho. O Meeting do Porto, por exemplo, teve que esperar vinte anos para que um nadador norte-americano competisse na piscina de Campanhã. Logo na primeira edição o Meeting da Póvoa contou com um atleta americano.” O presidente da ANNP vai mais longe e afirma que “a organização deste Meeting esteve ao nível de um Campeonato Mundial. Desde a qualidade desportiva dos nadadores, aos pormenores de logística, nada falhou.” Cabral Pires agradece todo o empenho do município na organização deste evento sublinhando que “dos 32 concelhos que fazem parte da ANNP, não podíamos ter encontrado melhor parceiro.”

Aires Pereira, vereador do Pelouro do Desporto, afirmou que “este Meeting é bom para a cidade, quer pelo número de pessoas que ficam aqui alojadas, cerca de mil, quer pela divulgação da Póvoa de Varzim relacionada com um evento desportivo desta qualidade.”

Os números deste III Meeting não desiludiram: 420 nadadores, 58 clubes, duas selecções, catorze recordes “batidos” e sete vitórias nacionais. Embora no primeiro dia de competições, sábado, não se tenham registado vitórias portuguesas, tendo os americanos levado para casa a maior parte das medalhas de ouro, o segundo dia correu melhor aos nadadores lusos. Sete vitórias portuguesas marcaram o domingo: Pedro Pinotes (Sporting), nos 400 metros estilos; Nuno Quintanilha (Louletano), nos 200 metros mariposa; Fábio Pereira (Vilacondense), nos 400 metros livres; Henrique Neiva (Vilacondense), nos 200 metros bruços; Sara Loureiro (FC Porto), nos 50 metros livres; Marta Abreu (Faro), nos 200 metros costas; e a estafeta do Vilacondense, constituída por Adriano Niz, atleta poveiro, Fábio Pereira, Henrique Neiva e Mário Rodrigues.

meeting 09

Ben Hesen, do Indiana University, com 942 pontos, e Amit Ivry, de Israel, com 874 pontos, foram os melhores nadadores em competição.

Saiba mais sobre o III Meeting Internacional da Póvoa de Varzim aqui.

O IV Meeting Internacional da Póvoa de Varzim vai acontecer nos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2010.