Luís Diamantino, Vereador da Câmara Municipal, e Daniel Bernardo, Presidente da Junta de Freguesia, uniram-se neste acto simbólico, na Praça da República, que marcou o início da época natalícia por toda a cidade.

Iluminadas as ruas, aguardava-se a tão desejada chegada do Pai Natal que, puxado pelas renas se apresentou no seu trenó que deslizou pela Rua da Junqueira até à sua casa, no número 12 da Praça da República. À porta, já estavam muitas crianças e adultos curiosos para conhecerem o espaço que até ao dia 24 acolhe o Pai Natal e as suas renas, marcado pelos tons brancos e aveludados da neve e estactites a contrastar com cores quentes como o vermelho do fato e o dourado do cadeirão do Pai Natal. Os mais novos logo quiseram sentar-se no colo do velhinho de barbas brancas e fofas para tirarem uma fotografia e aproveitarem para lhe segredar um pedido.

Até à noite de Natal, a Casa do Pai Natal tem as portas abertas, incluindo feriados e fim-de-semana, para quem o quiser visitar e com ele tirar uma fotografia. Esta é uma das iniciativas promovida pela Associação de Comércio ao Ar Livre que nesta época natalícia procura combater a crise e atrair a população às artérias comerciais, procurando para tal uma “Casa do Pai Natal com área maior, melhor visibilidade, mais vidros e janelas e uma decoração mais atractiva”, revelou Luís Milhazes, Presidente da associação. “Estamos numa época complicada e daí a preocupação em promover iniciativas mais e melhores”, acrescentou. Assim sendo, quem realizar compras nos estabelecimentos comerciais aderentes poderá habilitar-se a uma viagem às Caraíbas, usufruir de estacionamento gratuito no Parque Eça (situado na Avenida Mousinho de Albuquerque), entre outras surpresas.

Até 6 de Janeiro, haverá animação de rua com actuações musicais da Orquestra de Sopros e Classe de Conjunto de Iniciação Musical da Escola de Música da Póvoa de Varzim e de alunos do 1º Ciclo da Escola de Nova Sintra, no Largo Dr. David Alves e na Rua da Junqueira.

Poderá saber mais sobre a programação de Natal para todo o concelho, consultando a Agenda de Natal.