O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esteve presente na inauguração do espaço – localizado na Rua Dr. Sousa Campos, nº 3 – no passado sábado. A autarquia vem, há vários anos, desenvolvendo o projeto Vida Ativa com Desporto, uma iniciativa destinada à população reformada do concelho. Este projeto demonstra a preocupação da Câmara Municipal em contribuir para o bem-estar da população mais idosa, oferecendo motivos para sair de casa, conviver e cuidar da saúde. Por esse motivo, Aires Pereira não podia deixar de estar presente na inauguração deste projeto que também privilegia o bem-estar físico, mental, cognitivo e social dos munícipes reformados.

Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Coesão Social, esteve também presente no arranque deste projeto.

Os utentes do Junqueira nº 1 Sénior podem optar por frequentar o espaço de um até cinco dias por semana, aprendendo a preservar competências físicas, cognitivas e sociais com atividades de estimulação e treino direcionadas a cada um.

Segundo a direção do espaço, o “compromisso é ajudar a retardar e prevenir complicações inevitavelmente associadas à idade, que comprometem a autonomia da população sénior, a quem é destinado este serviço. Conceitos como estimulação e reabilitação física/motora, respiratória e mental são tidos como os alicerces deste serviço. É elaborado um plano individual, com cuidados centrados nas necessidades de cada sénior tendo por base a sua capacidade funcional, cognitiva, psicológica e social”.