Situada na rotunda junto à Central de Camionagem, a obra de mais de quinze metros de altura que assinala os 40 anos do clube na Póvoa de Varzim e os 100 anos de leonismo em Portugal, marcou o término da presidência de Miguel Sousa Neves após cinco anos à frente do clube poveiro. Após a inauguração foi efetuada a cerimónia de transmissão de tarefas, na delegação norte da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, e que tornou Presidente do clube José Manuel Almeida.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente em ambas as cerimónias e anunciou que, no dia 11 de agosto, será entregue a chave da sede do Lions. O local escolhido foi a Escola do Cruzeiro, em Aver-o-Mar, que nesse mesmo dia será inaugurado como Centro Comunitário da vila. A escolha não foi feita ao acaso. Segundo o edil, “trata-se de uma freguesia que necessita da vossa presença, do vosso trabalho. O Centro Comunitário, fundamentalmente ligado à terceira idade, vai ser um espaço que vai servir muita gente que precisa que nós lhes mostremos que a sua vida importa e conto convosco para nos ajudarem nessa tarefa. O facto de os Lions começarem a reunir-se ali vai dinamizar a freguesia”.

Aires Pereira reconheceu que o trabalho efetuado ao longo dos últimos cinco anos por Miguel Sousa Neves coloca a José Manuel Almeida a fasquia bastante alta. O médico oftalmologista, agraciado com a Medalha de Cidadão Poveiro em 2016, no âmbito do Dia da Cidade, deixa a presidência do segundo maior clube Lions do país, facto que o autarca sublinhou. “Nos últimos anos o clube conseguiu desconstruir a ideia de ser elitista e fechado. O futuro está nos novos membros e na mobilização que o clube conseguirá fazer na comunidade”.