A iniciativa aconteceu no Agrupamento de Escolas de Rates e teve como tema “Indisciplina na Sala de Aula”.

João Lopes, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, foi o dinamizador desta sessão devido à sua vasta experiencia nesta área. O objetivo fundamental era dar a conhecer alguma da investigação que tem sido produzida na área da indisciplina em contexto de sala de aula, bem como apresentar modelos conceptuais sobre o tema, taxas de incidência, causas, tipos de indisciplina e formas de lidar com o problema.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente nesta sessão.

“Póvoa de Varzim Promove Valores” é o projecto de combate ao insucesso e abandono escolar que o Município da Póvoa de Varzim está a colocar em prática no âmbito do Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT). Trata-se de um investimento estratégico da Câmara Municipal, no sentido de envolver os pais no percurso escolar dos filhos, bem como o desenvolvimento de práticas inovadoras de intervenção psicossocial que promovam o sucesso escolar.

Criar condições para percursos bem-sucedidos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater as taxas de desistência e de retenção, e melhorar a qualidade das aprendizagens e das competências adquiridas, são outros desígnios deste projecto que pretende reduzir a taxa de insucesso escolar na Póvoa de Varzim em 25 por cento.