O projeto, criado em 2017, pretende aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem e fomentar a gestão sustentável dos resíduos produzidos em festas, romarias, feiras temáticas e eventos similares. Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, o Clube Naval Povoense, a Igreja Matriz e o Mapadi destacaram-se nesta missão e fizeram parte das 17 entidades premiadas pela Lipor, por entre os municípios associados à mesma (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde).

A entrega dos donativos coube à Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Costa, que entregou três cadeiras de rodas e duas marquesas ao Mapadi; material desportivo ao Clube Naval Povoense; uma máquina de cortar fiambre à Igreja Matriz e uma variedade de acessórios de segurança (luvas, botas e golas) aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

Os donativos atribuídos às quatro instituições poveiras, entregues na justa proporção do material separado n´Os Dias no Parque 2018, visam essencialmente ajudar Causas Sociais e de Apoio à Comunidade.