Estiveram presentes na sessão Luísa Tavares Moreira, Presidente da Cruz Vermelha, José Luís Gonçalves, Diretor da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, e Andrea Silva, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal.

Em causa está a colaboração que a Escola Superior de Educação irá prestar no acompanhamento e formação de técnicos e educadores do Jardim de Infância “O Miminho”. Deste modo, os profissionais que colaboram com esta valência da Delegação da Cruz Vermelha irão manter as suas competências atualizadas.

Sendo que as preocupações das instituições de solidariedade social do concelho também são partilhadas pelo Município da Póvoa de Varzim, Andrea Silva esteve presente manifestando o seu interesse.

Em vista está um novo protocolo a estabelecer entre a autarquia poveira e estas duas instituições, a propósito de um software desenvolvido pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti que faz o cruzamento de informações de uma base de dados, permitindo evitar a duplicação de apoios pelas instituições a famílias. Para além disso, a autarca explicou que o programa também irá facilitar o Diagnóstico Social do Concelho, que é elaborado de três em três anos, e passará a ter atualização diária automática. Irá, igualmente, orientar nas estratégias de intervenção a nível do plano de ação a desenvolver.

O momento contou ainda com uma visita ao local onde estão a ser separados e acondicionados os bens alimentares que irão ser distribuídos durante esta semana a famílias carenciadas do concelho. Esta tarefa contou com a colaboração de muitos voluntários do concelho, nomeadamente, dos jovens da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.