O Painel I foi dedicado às “Práticas e desafios na escola do século XXI. A importância dos processos colaborativos na construção de uma comunidade educativa” e reuniu as opiniões de Albertino Cadilhe, Diretor da Escola Secundária Rocha Peixoto, Arlindo Ferreira, Diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Carlos Sá, Diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Dores Milhazes, Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, João Grancho, Diretor do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, José Augusto Monteiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Rates.

O Painel II, com o título “Sala de Aula Z+: Como lidar com a geração de novos alunos – gestão de comportamentos na sala de aula”, contou com as opiniões e experiências de João Lopes, docente e investigador da Universidade do Minho no Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia.

O Painel III intitulou-se “Ao encontro da/o estudante Geração Z+: perfil e desafios do aluno atual”. Vera Melo, CEO da Set Goals, foi a convidada.

Finalmente, o Painel IV, “O professor Z+: somos bons professores? Está preparado para saber?” contou com a intervenção de Alfredo Leite, psicólogo educacional, mentor do projeto Mundo Brilhante.

As Jornadas Educativas contaram com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.