A iniciativa pretende juntar o que de melhor existe nas tradições da freguesia nas áreas do Artesanato e da Gastronomia, aliadas a muita animação ligada às raízes folclóricas da região.

Tendo por organizadores alguns comerciantes balasarenses, a Feira conta com o apoio da Junta de Freguesia de Balasar, Casa Escola Agrícola Campo Verde e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que reconhecem assim a importância do evento para a dinamização turística e cultural de Balasar.

Durante os três dias, a animação promete dinamizar as Fontaínhas e atrair a Balasar um vasto número de visitantes, para além de envolver em mais um evento recreativo um núcleo de população residente que se empenha em tornar positiva a vivência em comunidade nesta freguesia.

Todos os dias terão um programa de animação musical, onde se destacarão as tradições, o folclore e a música popular.

Assim, na sexta-feira, 17, pelas 21h00, atuam: Filipe Luz, Jovens do Minho e Cantares ao Desafio. No sábado, dia 18, a partir das 17h00, atua o Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane, V.N. Famalicão; às 21h00, tem lugar a 1ª Grande Concentração de Concertinas. No domingo, dia 19, entre as 10h00 e as 18h00, o Grupo de Bombos de Santa Maria de Gémeas, Guimarães, irá fazer vários circuitos pela freguesia; às 16h00, atua o Rancho Poveiro; às 17h00, é a vez de dançar o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates.