O Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, justificou que o lançamento deste volume acontecia para “fazermos a vontade à Diretora do Boletim”, que queria que saísse ainda este ano.

O autarca enalteceu a persistência de Conceição Nogueira que “põe toda a gente a escrever para o Boletim”, deixando-lhe “o agradecimento sincero da Câmara Municipal” pelo “trabalho muito pesado” que tem feito para que “saia o Boletim, com a qualidade que tem saído”. Revelou ainda que “tomamos a liberdade de a desinquietar do seu lugar para vir continuar a construir um pouco daquilo que é o relato da história da Póvoa de Varzim”.

Sobre o texto do Presidente da Câmara, que abre este número 46, Luís Diamantino disse que “refere, de uma forma muito sintética, tudo aquilo que pensamos sobre o Boletim Cultural, a variedade que tem em si mas que faz a unidade que é a Póvoa de Varzim e que é importante que fique para os vindouros”.

O Vice-Presidente deixou ainda um agradecimento “a todos os colaboradores do Boletim, a quem se deve uma parte da construção da memória da Póvoa”.

A Diretora do Boletim Cultural começou por agradecer ao “amigo” Luís Diamantino, que, através do convite para um “simples” café, lhe lançou o desafio para dirigir esta publicação municipal.

Conceição Nogueira confessou que “é um trabalho que faço com gosto, com paixão mesmo” e que se deve também à colaboração que Manuel Costa, Diretor da Biblioteca Municipal, lhe dá. Acrescentou ainda que “sempre fui apoiada” por Luís Diamantino, quer como Vereador da Cultura quer agora como Vice-Presidente.

A Diretora explicou que “este volume que sai hoje é referente a dois anos, 2013 e 2014. Não saiu em 2013 dada a conjuntura política e económica difícil que estávamos a viver e, mal foi possível à nossa Câmara editar o Boletim, ele aqui está”.

Conceição Nogueira transmitiu que “o meu trabalho é muito aliviado pela boa vontade, disponibilidade e generosidade dos nossos ilustres colaboradores. Ainda não recebi a renúncia de nenhum. Sempre que lhes bato à porta, dizem sim, e eu agradeço a todos”. A Diretora fez questão de destacar o artigo realizado por Bernadete Faria que “num mês fez um excelente trabalho de investigação” a propósito do centenário da Farmácia Faria. Referiu também o contributo de Manuel da Torre que “não desiste de investigar a obra e vida do seu conterrâneo Francisco Gomes de Amorim. Temos aqui um excelente artigo sobre Francisco Gomes de Amorim”.

A Diretora do Boletim revelou ainda que o Presidente da Câmara “brindou-nos com um artigo sobre «O Mar como desígnio estratégico». Foi o seu primeiro trabalho para o Boletim”.

Conceição Nogueira seguiu a sua Nota de Abertura deste volume 46 para referir todos os autores e artigos incluídos, chamando ainda a atenção para a capa (Lancha Poveira) e contracapa (excerto de António Nobre) escolhidas para esta publicação.

A sessão de apresentação do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural também serviu para dar início à venda da publicação que está disponível, na Biblioteca Municipal, por 11 euros para o público em geral e 9 euros para assinantes.

Veja algumas imagens desta sessão de lançamento.