Ao longo de muitos anos, e se retrocedermos ao passado as barbearias eram o local onde os homens cortavam o cabelo e, muitas vezes, faziam a barba diariamente. Era também neste espaço que se sabiam as notícias da cidade e onde os homens se reuniam para conversar, enquanto cuidavam da sua imagem.

Os anos passaram e as barbearias caíram em desuso, até há uns tempos, pois hoje em dia, em casa esquina existe uma barbearia.

João Pinto esteve à conversa com uma turma de alunos do 9º ano da Escola E/B 2 3 Dr. Flávio Gonçalves e para além de explicar todos os segredos da sua profissão confessou ainda que os homens de hoje se preocupam muito com a sua imagem. Portanto, frequentar uma barbearia nos nossos tempos não significa só cortar o cabelo e fazer a barba, mas significa ainda cuidar do cabelo e cuidar da barba que está tão na moda.

João Pinto esclareceu as curiosidades dos alunos que assistiram e se mostraram muito atentos, visto que, os jovens atualmente, se preocupam muito com a sua imagem. Entre as perguntas estiveram quais os tipos de corte de cabelo da moda e que tipos de cosméticos se devem usar tanto no cabelo, como na barba.

Nesta atividade esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Para tornar o diálogo mais apelativo, João Pinto levou alguns objetos, como uma máquina de cortar o cabelo, uma cadeira própria das barbearias e um carinho que serve de suporto para os utensílios que usam.