A cerimónia foi revestida de particular emoção uma vez que José de Azevedo, figura incontornável da cultura poveira, foi homenageado pelo Município. Na presença da família e incontáveis amigos do jornalista e escritor, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, afirmou que José de Azevedo “está no coração de todos os poveiros pelo seu serviço em prol da cultura da cidade” e que, também por este motivo, entendeu dedicar as obras de requalificação do Mercado ao autarca que presidia a Câmara quando foi decidida a construção daquele espaço.

“Entendi que o edifício precisava tornar-se mais moderno, mais adaptado à realidade desta zona. A obra iniciou-se há muito tempo, com intervenções faseadas nos seus vários pisos, sempre com o objetivo de não alterar a vida dos poveiros que gostam de ir ao Mercado todos os dias e dos comerciantes deste espaço. O edifício foi projetado, nos anos 80, pelo arquiteto Campos Matos e desta feita, teve o cunho de Rui Bianchi”. Aires Pereira sublinhou, elogiando, que todo o trabalho foi efetuado “com prata da casa, desde a arquitetura, às especialidades, à fiscalização”.

“Vamos continuar a investir no Mercado. As próximas intervenções serão na cobertura e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo para 120 automóveis e consequente arranjo no jardim da Praça Marquês de Pombal. As pessoas que fizerem compras no Mercado terão direito a estacionar gratuitamente neste parque de forma a dinamizarmos a cidade e incentivarmos a vida daqueles que dependem deste espaço”.

José de Azevedo revelou que durante dois anos lutou para que o Mercado Municipal se tornasse uma realidade e lembrou todos aqueles que o auxiliaram na época.