As três meninas foram recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que fez questão de conhecer as vencedoras da 8ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. O autarca quis inteirar-se do projeto vencedor e incentivar as três adolescentes a submeter uma candidatura ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa que pretende desafiar os jovens a idealizarem e estruturarem projetos com interesse para a comunidade local. Além disso, Aires Pereira ouviu a grande preocupação das vencedoras: ao ganharem terá, o Instituto Madre Matilde, de ser o anfitrião da próxima edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. Ora, tendo esta edição contado com mais de 40 participantes, as jovens preocupavam-se como iriam acolher tantas pessoas. O Presidente não ficou alheio a esta preocupação e disponibilizou-se a ajudar em tudo o que fosse necessário.

Quanto ao projeto vencedor, intitulado “De volta ao jogo”, garante a reabilitação do campo de futebol do Conjunto Habitacional do Mineiro, em Gondomar. No mês de maio, o campo, situado mais precisamente em São Pedro da Cova, ganhará nova vida. O projeto tem como objetivo reabilitar o espaço e reforçar a prática de desporto por parte de miúdos e graúdos. O espaço será transformado num local de convívio para todas as faixas etárias e será alargando a outros desportos além do futebol, como o basquetebol e o andebol.

O Prémio Voluntariado Jovem Montepio é uma iniciativa da Fundação Montepio em parceria com a Fundação Aga Khan, ADM Estrela, Delegação de Lisboa, Centro Social do Soutelo e Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso. O júri da 8.ª edição, que se realizou entre 18 e 19 de janeiro, integrou também elementos da comunidade, de várias instituições e da Câmara de Gondomar.