Sob o tema “A Cor da Cidadania”, 43 jovens expressaram, através da arte, o significado de se ser cidadão e, uma vez que a iniciativa pretende assinalar o Dia da Europa (comemorado a 9 de maio), como veem a União Europeia.

Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de varzim/Cidades Geminadas, explicou que “apesar do interregno do ano passado e desse salto no tempo, recuperamos uma atividade que muito agrada aos jovens. As pessoas voltaram mas houve um rejuvenescimento”. Quanto ao tema da edição deste ano, Francisco Casanova referiu que “permite aos jovens expressarem-se acerca do mundo e da sua vivência”. A Praça dos Pintores é, sem dúvida, “um momento de convívio e aprendizagem para as suas vidas, quer a nível social, quer a nível escolar. Esta é uma iniciativa em contexto aberto onde é proposto um tema, mas cuja interpretação é muito pessoal e onde os participantes podem explorar diferentes técnicas. A Praça dos Pintores serviu sempre, nos últimos 18 anos, para proporcionar aos jovens uma primeira experiência com o público e uma primeira vivência como artistas”, afirmou.

Phillipe Routhounas e Anika Manthey, ambos de 18 anos, foram dois dos quatro participantes vindos de Eschborn, Alemanha. A cidade com a qual a Póvoa de Varzim é geminada premiou quatro jovens pelo seu desempenho escolar e proporcionou a participação neste concurso, bem como a estadia, durante quatro dias, no nosso concelho. “A cidade é muito bonita, embora ventosa. Estamos a gostar de cá estar e de conhecer uma cultura diferente. Como Eschborn fica a uma distância muito grande da praia (cerca de 500 quilómetros) estamos ansiosos por dar um mergulho no mar”, revelaram os dois amigos. Quanto ao tema escolhido para esta edição, ambos concordaram que “apesar de parecer fácil, porque podemos pintar tantas coisas, na verdade é difícil por ser assim tão abrangente”. Enquanto Anika decidiu pintar um pavão, “que representa a União Europeia com todos os seus países”, Phillipe optou por pintar estrelas diferentes, sombrias, “que representam os problemas financeiros pelos quais a União Europeia atravessa atualmente”.

Gerhard Raiss, acompanhante dos quatro jovens alemães, elogiou a Praça dos Pintores: “os ideais da União Europeia não devem ser apenas representados pelos políticos. Os jovens têm uma palavra a dizer sobre aquilo que esperam do seu futuro enquanto cidadãos europeus. E é muito interessante ver todas as interpretações destes jovens pintores. Se uns pintam com cores alegres e otimistas, outros utilizam cores escuras e optam por pinturas mais tristes ou que representem o conflito e o desentendimento”. 

De 1 a 21 de junho, os trabalhos estarão expostos no Diana Bar e, no dia 17 de junho, os nomes dos vencedores serão conhecidos.

Imagens deste sábado colorido aqui.