No seu 26º aniversário, a Junta de Freguesia distinguiu com a Medalha de Reconhecimento Grau Prata, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Rates, José Augusto Monteiro, e os organizadores do evento Rates Billing, Daniel Santos, Ricardo Teles e Rui Gomes.

Estiveram presentes na sessão o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Vice-Presidente da Câmara, Luís Diamantino, e as Vereadoras Andrea Silva e Lucinda Amorim.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim começou por transmitir que se associava “a esta justíssima homenagem a quatro pessoas que conheço bem e têm feito muito quer pela Vila de São Pedro de Rates, quer pela Póvoa de Varzim”.

A propósito da distinção ao Diretor do Agrupamento, o edil disse que “nunca é demais reconhecermos o trabalho da escola pública”, acrescentando que “devemos enaltecer as virtudes da escola pública”. Destacou o sentido prático que o Diretor tem tido na resolução dos problemas da escola e assumiu que tem uma dívida com a escola, a recuperação do Pavilhão Desportivo. Sobre este assunto, anunciou que no próximo ano será lançado o procedimento com vista a dotar o equipamento dos mesmos níveis de qualidade que têm os das outras escolas.

Quanto ao Rates Billing, Aires Pereira constatou que é um dos maiores eventos que se realiza na Península Ibérica e na Europa que dá a conhecer a Vila de Rates e a nossa região, reconhecendo que envolve uma equipa enorme para que tudo corra dentro dos padrões de qualidade que o evento tem. Nesse sentido, “o Município e a Junta de Freguesia estão gratos e reconhecidos pelo trabalho que fazem e que coloca a Póvoa de Varzim e São Pedro de Rates no roteiro mundial de quem gosta deste tipo de atividades”, transmitiu o autarca.

O Presidente da Câmara aproveitou o momento para dar a conhecer os investimentos feitos e a fazer na Vila de Rates: recentemente, adquirimos mais 30 mil m2 de área para o Parque, um investimento que ultrapassa os 150 mil €, e continuaremos a adquirir terreno até aos limites do perímetro definido; a transformação da antiga Casa Paroquial num Museu do Caminho de Santiago e da Vila, que há-de ser uma referência no nosso concelho e polo de atratividade; a ecovia, que vai mudar muito a forma como nos deslocamos, um investimento de quase 3 milhões de euros, 18 km de ligação entre a Póvoa de Varzim e o limite do concelho, interligados com Famalicão. Trata-se de um investimento estruturante que inclui a nova circular; o saneamento aguarda o visto do Tribunal de Contas para dar início à obra de 4 milhões de euros; decorre, ainda, a empreitada, no valor de 2 milhões de €, do campo de futebol.

O Presidente da Junta de Freguesia fundamentou as distinções atribuídas no âmbito do 26º aniversário da Vila de Rates: o Diretor do Agrupamento de Escolas de Rates, José Augusto Monteiro, pela forte determinação em criar um ambiente de cooperação sinérgica entre todos quantos integram a comunidade escolar, favorecendo as condições de sucesso que todos que com ele trabalham impõem como uma exigência, e os organizadores do evento Rates Billing, Daniel Santos, Ricardo Teles e Rui Gomes, pela sua determinação em fazer de S. Pedro de Rates palco do mais importante evento de Land Rover’s da Península Ibérica.

Paulo João Silva referiu-se aos últimos dois anos de mandato como “anos de alguma realização, mas também de alguma angústia” visto que este segundo mandato será de preparação do futuro que prevê obras estruturantes e pesadas. Depois de referir algumas delas, também abordadas pelo Presidente da Câmara, terminou advertindo: “juntos preparamos o futuro, mas temos de ser fortes e unidos”.

A cerimónia de homenagens contou ainda com uma atuação musical pelos alunos da Escola de Música de Rates.