A coleção “A Doçaria Portuguesa” é uma obra composta por cinco volumes, desenvolvidos por Cristina Castro (responsável pelo Projeto No Ponto), em parceria com uma equipa multidisciplinar, com a orientação do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes e da historiadora Isabel Fernandes. Os 5 volumes da coleção estão divididos por zonas geográficas: Norte, Centro Norte, Centro Sul, Sul e Ilhas. Esta obra visa facultar ao público o mais abrangente inventário da doçaria portuguesa contemporânea.

O primeiro volume, “Norte”, retrata as atuais especialidades doceiras de cada concelho nortenho, num total de mais de 150 doces. De origem popular ou conventual, famosos ou não e mais antigos ou mais recentes, os doces incluídos neste livro traduzem uma laboriosa investigação em busca da origem dos doces, da história de quem os faz e dos melhores locais para os provar.

A apresentação do livro estará a cargo da Vereadora do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado.

O evento será acompanhado por uma requintada Mesa de Natal, montada pela decoradora Teresa Gomes, que irá também abordar a doçaria poveira associada a esta época. A iniciativa contará ainda com uma prova de doces típicos poveiros.

A organização deste evento é da responsabilidade da autarquia da Póvoa de Varzim e do Projeto No Ponto. Trata-se de um projeto de investigação, recolha e divulgação de todas as especialidades doceiras portuguesas, que pretende construir um retrato único da atual realidade doceira nacional.