A apresentação estará a cargo de Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal.

A cidade da Póvoa de Varzim foi adotada pela autora, há muitos anos, onde disfruta dos diversos eventos culturais que se vão realizando anualmente.

Todavia, esta cidade é banhada pelo mar e, o gosto da autora pela leitura e escrita, leva-a a observar e enamorar-se pela sua grandiosidade que lhe serve de mote para muitos dos seus escritos. Este mar, simultaneamente, tão belo e tão assustador é transversal a todo o livro e a cidade por ele banhada é apresentada como “Cidade-Mulher”, “Cidade-Mar”, “Cidade-Amor” e Cidade-Sangue”. Nele a autora, Marta Oliveira Santos, deixa naufragar os seus silêncios ou põe a navegar os seus sonhos, buscando decifrar o que o mar diz no seu marulhar.

Marta Hermínia V. G. A. Oliveira Santos nasceu na cidade do Porto, em 1951. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Iniciou a carreira docente no Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto, tendo lecionado em várias escolas. Ainda dentro da área da docência, fez parte do Conselho Diretivo de duas escolas e exerceu os cargos de Delegada de disciplina, Diretora de turma, Coordenadora dos diretores de turma e de Coordenadora da biblioteca. Obteve algumas formações vocacionadas para a educação especial, tendo mesmo aprendido Língua Gestual. Fez, também, formação nas áreas da leitura, bibliotecas escolares, jornais escolares e apresentação de cartazes para exposição.

Pratica voluntariado há muitos anos. Ainda no ativo começou a fazer voluntariado numa IPSS, onde continua há quase 25 anos; foi a primeira voluntária numa instituição de Apoio ao Diminuído Intelectual – MAPADI. Foi colaboradora do Correio da Educação durante alguns anos, bem como da Revista do Movimento de Educadores Católicos. Colaborou, ainda, em jornais escolares, tendo criado o clube de jornalismo em duas das escolas em que lecionou.

Participou em vários Concursos Literários e em Jogos Florais realizados no país, participação essa, que lhe valeu alguns prémios.