A sessão aconteceu ontem, na sede do Centro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, individualidade que também foi homenageada.

O CSBA iniciou a sua atividade há 67 anos e, como tal, “a sua história confunde-se com a das pessoas de Amorim”. Segundo o autarca, “o Centro é um caso ímpar de sucesso, quer seja pela qualidade das suas infraestruturas, quer pela qualidade dos serviços prestados e isto prende-se com as pessoas que servem esta instituição todos os dias. Numa sociedade cada vez mais egoísta, na qual damos mais importância ao telemóvel do que à pessoa que está ao nosso lado, temos que funcionar como uma sociedade de partilha”. Aires Pereira disse que deve ser um orgulho para todos os homenageados fazer parte da história do CSBA.

Mas, apesar da idade, o Centro está bem de saúde e recomenda-se. A Direção não se dá por satisfeita no que concerne os serviços disponibilizados à população poveira. O próximo projeto será um Lar de Idosos, um desafio grande ao qual Aires Pereira não negou “o apoio a que o CSBA já está habituado por parte do Município. Nenhuma obra ficou por concluir nos últimos 30 anos na Póvoa de Varzim e não será esta a primeira”.

Para o edil, “a Póvoa não seria a mesma se não contasse com as associações. Por muito que a Câmara Municipal queira não consegue estar tão próxima das pessoas como estão as associações”.

Aires Pereira referiu um estudo que dá conta que, em 50 anos, Portugal será o país mais velho da Europa. Por isso, “cabe-nos a tarefa de preparar a velhice das próximas gerações. Vamos, em conjunto, pôr de pé mais esta obra. O Estado já não oferece qualquer tipo de ajuda financeira para a construção deste tipo de infraestrutura mas estamos cá 67 mil poveiros para fazer nascer esse edifício”.

Domingos Santos, Presidente da Instituição, partilhou que o Lar de Idosos é um sonho antigo. “Construir o Lar seria a cereja no topo do bolo depois do trabalho que temos vindo a desenvolver. Queremos um Lar que funcione muito bem e no qual os nossos idosos possam passar os últimos anos da sua vida com muita dignidade”.