Entre essas actividades encontra-se a exposição “Pintar uma Mensagem de Paz”, que encerra, então, no dia 13. Patente no Diana Bar, a exposição é composta por trabalhos de alunos do concelho, que, recorrendo a uma grande variedade de materiais e ainda a uma grande dose de imaginação, elaboraram trabalhos que representam a Paz. A cerimónia de encerramento, que conta com a presença do vereador com o Pelouro da Acção Social, Luís Diamantino, está marcada para as 21h30, durante a qual se terá a oportunidade de, nas palavras de Mário Ferraz, dinamizador de evento, “lembrar tudo o que se fez desde o dia 29 de Novembro”, data que marcou o início das celebrações do Encontro pela Paz 2006/2007.

Sobre a exposição, o artista plástico sublinha que não há competição, “é arte pela arte”. Foi uma das formas encontradas de “ensinar a Paz através da educação”, já que este Encontro se rege pela frase «educar, cultivar, criar uma cultura geral de Paz», como Mário Ferraz faz questão de relembrar.

Para então, “Lembrar a Paz”, a organização vai exibir um filme, relativo ao Encontro pela Paz do ano passado. Os Pequenos Cantores de Amorim vão também marcar presença e animar o Diana Bar com as suas músicas e coreografias.

À semelhança do que aconteceu aquando da cerimónia de abertura da exposição, a 13 de Dezembro, o actor Francisco Cruz vai estar presente. Recorde-se que na altura o actor vestiu a personagem de Quim Zé,  para gáudio das dezenas de crianças presentes na inauguração, que se divertiram com as brincadeiras do personagem.

Esta é a oitava edição do Encontro pela Paz, evento que tem como principais objectivos sensibilizar a população para a importância crucial do envolvimento de todos na promoção de uma cultura de Paz, criar hábitos de partilha, celebração e de troca de experiências positivas, promover uma acção orientada, sem diferenças de raça, credo ou condição sócio-económica e consolidar uma tradição de Paz.