Devido à importância mundial que a protecção do Meio-Ambiente comporta, a Organização das Nações Unidas aliou-se à organização “Clean up the World”, mentora do projecto.

A Póvoa de Varzim, mais uma vez, resolveu não ficar de fora. De facto, desde 1998 que esta iniciativa percorre as várias freguesias do município, sempre no terceiro fim de semana de Setembro. Este ano a freguesia escolhida foi S. Pedro de Rates que, desafiada pelo Pelouro do Ambiente, em estreita colaboração com a Lipor, aceitou ser o alvo para esta acção, sendo o Parque Verde e a Fonte do Pedro o local eleito para pôr mãos à obra, a partir das 9h30 de Sábado, até às 12h00.

A Junta de Freguesia mobilizou os meios necessários para esta operação, que desta vez o nome “Limpar a minha rua, limpar à minha porta”, disponibilizando, até hoje, sacos e luvas para os voluntários desta acção global de limpeza. E como quem dá, também recebe, todos os voluntários receberão um brinde e ainda o lanche, assim como o equipamento necessário para participar nas Oficinas de Reutilização.

Como já foi referido, a Câmara Municipal participa na iniciativa desde 1998, primeiro através do projecto Ecosfera, do jornal Púbico, depois, a partir de 2004, como directamente afiliada da organização “Clean up the World”. Fundada por Ian Kiernan, um navegador australiano que, percorrendo o mundo, ficou chocado com a quantidade de lixo existente, “Clean up the World” iniciou a actividade em 1989 com a limpeza da Baía de Sidney. Ganhou novo fôlego, em 1993, com a colaboração das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), espalhando-se a iniciativa por todo o mundo. Desde o começo da campanha, já foram recolhidos à volta de 3.574.991 toneladas de lixo.

Para mais informações, os interessados podem visitar a página  http://www.cleanuptheworld.org.