Esta limpeza vai contar com a participação de perto de 100 voluntários e é organizada pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com a União de Freguesias Aguçadoura e Navais.

Quem gosta de ir à praia prefere, certamente, que o areal esteja limpo. Por isso, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pede a todos os poveiros e visitantes que não deixem os seus resíduos na praia. Estudos revelam que os turistas são responsáveis por um aumento de 40% no lixo marinho sendo que, em Portugal, os microplásticos predominam nas areias das praias. Se nada mudar, o mar terá uma tonelada de plástico por cada três toneladas de peixe em 2025 e em 2050 os oceanos poderão ter mais plástico que peixe, indicam estimativas citadas por organizações ambientalistas.