A cerimónia, que decorreu nas escolas de Refojos, Aldeia, Teso, Navais e Aver-o-Mar, no dia 16 de outubro, contou com a presença da Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Costa, de técnicos da Lipor, do Diretor do Agrupamento, Carlos Sá, e do adjunto para o 1º ciclo, José Carlos Rocha.

A cerimónia aconteceu em cada uma das escolas indicadas, com início na EB de Refojos, Aver-o-Mar. Em marcha está o processo de certificação das restantes escolas do Agrupamento, que espera ser a terceira instituição de ensino da área de influência da Lipor a ver todas as escolas certificadas em termos de gestão de resíduos, um dos objetivos do projeto.

Genericamente, podemos dizer que o Lipor Geração+ é uma oferta facilitadora de práticas, que suportam a melhoria no desempenho ambiental das instituições e a consciencialização dos impactos ambientais na sociedade e na economia, promovendo uma otimização dos recursos humanos e materiais, afetos aos processos de gestão ambiental, abarcando associações, instituições sociais ou educativas, agrupamentos escolares e Instituições de Ensino Superior.

Em total sinergia com o plano estratégico da organização onde é implementado, este programa assume-se claramente como uma ferramenta de intervenção em duas grandes áreas: Prevenção e resíduos urbanos e Educação para o desenvolvimento sustentável.

O projeto iniciou-se em 2016/17, com a sua apresentação na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, tendo o Agrupamento, de imediato, feito a sua inscrição no programa. Em dezembro de 2016 realizaram-se as primeiras visitas para o diagnóstico inicial, seguindo-se inúmeras ações de sensibilização, para alunos, funcionários e professores, com reflexo na comunidade em que as escolas estão inseridas.

A certificação agora entregue é válida por dois anos, havendo já outros projetos em curso, resultado desta ação de entrega dos Corações Verdes, como seja a dinamização, já este ano letivo, de projetos articulados visando a limpeza das praias.