Sobre esta iniciativa, que decorreu esta manhã, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, referiu que “todos os anos no Correntes vamos criando novos momentos, momentos diferentes e fazemos com que a literatura seja na rua”.

Neste sentido, “criámos aqui há uns anos este percurso que fazemos pelas ruas, cafés, Mercado Municipal, pelos locais mais estranhos para acontecer poesia, como sendo no Salão Nobre aos funcionários da Câmara Municipal. É um momento único porque os funcionários reconhecem que é muito bom amanhecer com poesia. O dia corre melhor”, revelou Luís Diamantino.

Para o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, “a poesia também tem este efeito nas pessoas: fá-las sonhar, habitar outros mundos. Ao criar esta iniciativa pensamos que seria bom levar mais literatura às ruas”.

“É uma oportunidade que temos de fazer diferente” que o Vereador da Cultura considera importante, nomeadamente, “o facto de termos uma galeria a céu aberto com uma exposição pelas montras das lojas; o facto de termos uma Feira do Livro no meio da rua; isto é também acontecer poesia/ literatura nos lugares mais improváveis. É isto que nós queremos fazer: criar a surpresa, o espanto que a poesia cria em nós também. Desta forma, que tanto é espiritual quanto física, conseguimos criar esse espanto e surpresa”.

Isaque Ferreira revelou que “a reação das pessoas é muito intensa e inesperada porque as pessoas ouvem falar do Correntes d’Escritas mas não estão a aguardar que pela rua fora lhes cheguem versos de vozes indistintas. Temos reações de pessoas que às vezes nos confrontam com outros versos e isso é muito aprazível. Achamos que a poesia tem um lugar na rotina das pessoas”, constatou.

E foi no Salão Nobre dos Paços do Concelho que as três vozes transeuntes nas ruas da Poesia deram início ao Passeio Literário, esta manhã, declamando poemas com cerca de 100 anos.

Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro e Cesário Verde foram alguns dos poetas a que Isaque Ferreira, João Rios e Rui Spranger deram voz pelas ruas da cidade, Mercado Municipal, Diana Bar e outros.

Acompanhe o 17º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes, onde pode consultar o programa completo do evento.