Apesar de não ter sido possível realizar o seu lançamento devido aos constrangimentos da atualidade, torna-se indispensável apresentar este livro ao público através das redes sociais e do Portal Municipal. Afinal, Genealogias dos Carneiro da Grã e dos Costa Reis é o resultado de uma profunda investigação arquivística efetuada pelo Conservador do Museu Nacional Soares dos Reis sobre duas linhagens povoenses aparentadas entre si.

Embora com origens que remontam documentalmente à Idade Média, o estudo foca-se sobretudo a partir do século XVI, quando as ligações destas famílias ao concelho se tornam mais evidentes e duradouras.

Através das genealogias destas famílias e de outras suas descendentes são retratados inúmeros aspetos das realidades socioeconómicas de outrora, o que reforça a importância deste livro junto dos leitores que se interessam pela história local e pela história das populações residentes na região compreendida entre os rios Cávado e Leça.

Para além das duas famílias mencionadas, ao longo de mais de 450 páginas, profusamente ilustradas, são referenciados também os ramos dos barões da Póvoa de Varzim: Campos Trocado, Freitas do Amaral, Gonzalez Briz, Costa Baeta, Silva Malta, Domingues de Azevedo (Casa de Além), Costa Eiró, Pratinha, Felgueiras Gaio (dos viscondes da Fervença), Monteiro Pacheco, Cerquinho Ribeiro da Fonseca, Oliveira, da beata Alexandrina Maria da Costa ou do devoto Custódio José da Costa.

O livro encontra-se à venda na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto (€15).