A sua experiência enquanto médico e a sua carreira hospitalar, antes de enveredar pela política, são dois dos temas que levaram o Centro Hospitalar Médio Ave a dirigir este convite ao antigo autarca.

Natural de Beiriz, Póvoa de Varzim, nascido em 1949, Macedo Vieira é casado e tem dois filhos. Médico-cirurgião, com o Grau de Assistente Graduado, foi Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim de 1993 a 2013, e ainda Presidente do Conselho de Administração da LIPOR de 2001 a 2013. Foi eleito deputado à Assembleia da República em 1999.

Na obra “Póvoa Nova – Uma cidade para o futuro 1994-2013”, Macedo Vieira relembra “o que fizemos na Póvoa, ao longo destes 20 anos (e que dá pelos nomes, praticamente sinónimos, de ‘reabilitação’ ou ‘regeneração urbanística’), é, no fundo e em síntese, a ‘recuperação’, atualizada, da identidade e da matriz cultural da Póvoa de Varzim, que são exatamente os valores que, ligando-nos afetivamente a este território, suportam o nosso sentimento de pertença a esta comunidade. E era exatamente esta filiação identitária que estava em risco de se perder, naufragada no desvario que aqui imperou e que tudo estava a descaracterizar”.