O Ciclo começou, na Igreja Românica de Rates, com o Encontro de Coros Paroquiais, sendo apresentada a música que anima as liturgias no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, com a participação dos seguintes grupos: Grupo Coral Paroquial de Balasar – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial da Lapa – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial de Laúndos – Póvoa de Varzim e Grupo Coral Inter-Paroquial de Arcos e S. Pedro de Rates – V. Conde/Póvoa de Varzim. Este primeiro momento do evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva.

Neste mesmo dia, teve início o IX Curso de Música Sacra, que se estende ao dia 19 de maio e que contém Liturgia, Técnica Vocal, Direção Coral e Órgão Litúrgico, tendo como dinamizadores o Dr. João M. Duque (Palestrante – A música na liturgia de hoje); Dr. Emanuel Pacheco (Direção Coral/Técnica Vocal) e Prof. José Carlos Azevedo (Organista).

No domingo, 6 de maio, às 18h00, no Núcleo Museológico de Rates, o Professor José Maria Pedrosa proferiu a Conferência intitulada “Contexto e conteúdo musical do XIII Ciclo de Música Sacra”.

Às 18h30, na Igreja Românica, o “Na Rota do Peregrino” Ensemble apresentou “Sons da espiritualidade cristã no período medieval“.

“A Música Sacra num contexto coral nacional e europeu” será o mote, a 12 de maio, às 21h30, para as atuações dos seguintes grupos: Coro Polifónico de Amarante, Orfeão de Guimarães e Capela Marta – Póvoa de Varzim.

No domingo, 13 de maio, às 18h30, terá lugar a atuação dos mais novos, os Pequenos Cantores de Esposende, Pequenos Cantores de Vieira do Minho e Pequenos Cantores da Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob o tema “A frescura sagrada no canto juvenil”. No domingo seguinte, dia 20, também às 18h30, Eva Braga Simões, soprano, Hugo Sanches, tiorba e alaúde e Carmina Repas Gonçalves, viola da gamba apresentam “Música e religião do renascimento ao barroco”.

A 25 de maio, sexta-feira, às 21h30, o Ensemble Instrumental – Ciclo XIII vai apresentar “A música sacra na vivência poveira”, dando a ouvir músicas de Josué Trocado e Arnaldo Moreira.

O Ciclo termina a 27 de maio, domingo às 18h30, com o mote “Maria, Mãe dolorosa e Mãe gloriosa” por Ensemble Instrumental de Cordas e Sopros – Ciclo XIII e Coral “ENSAIO” da Escola de Música da Póvoa de Varzim, com Direção Musical de José Abel Carriço.