A ação foi promovida pela LIPOR, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, e dividiu os participantes em oito equipas e dois turnos, desafiando-os a percorrer uma trajetória limitada e sinalizada, a passo ou em corrida, com vista a recolher o máximo de resíduos existentes no areal.

Durante a manhã, entre a Praia Redonda e a Praia Verde, a equipa Navalheira recolheu 55,4 quilos, a Alforreca 9,500 quilos, a Estrela do Mar 6 quilos e a equipa Sargo recolheu 2,400 quilos de lixo marinho. Na parte da tarde, entre a Praia dos Beijinhos e a Praia da Fragosa, a equipa Navalheira voltou a destacar-se, recolhendo um total de 31,4 quilos de lixo. Seguiu-se a equipa Alforreca com 14,900 quilos, a Sargo com 12,900 quilos e a Estrela do Mar com 10,500 quilos.

O evento “Corrida Limpa Praias” está inserido no projeto da LIPOR “Há rio e mar, há lixo para transformar” e tem como objetivos conjugar a atividade física com a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros; alertar para os problemas atuais relacionados com a poluição dos rios, mares e oceano; contribuir para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e prevenir o abandono/descarte inadequado dos resíduos.