O trabalho artístico, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, integrou a programação do Serralves em Festa e foi um sucesso, tendo em conta o elevado número de visitantes (mais de um milhar) e respetivo feedback positivo.

Em breve, a instalação audiovisual “MAR” será apresentada na Póvoa de Varzim, em data a anunciar.

Segundo o autor, “a instalação audiovisual MAR pretende exprimir o que foi, e ainda é, partir para o mar. Experienciar essa realidade que envolve ter o desconhecido à nossa frente e o abandono do familiar atrás de nós. A dicotomia entre estes dois mundos que se fundem e se separam em vários momentos da vida do pescador: o homem como explorador e como ser sensível e social, que sente a dor e a esperança enquanto luta contra o mar e contra os seus próprios demónios.

O resultado é uma meditação pessoal sobre o tema e ao mesmo tempo uma oportunidade para proporcionar essa mesma meditação a quem visita a instalação.

Durante a produção da instalação MAR, parti para o mar em várias embarcações de pesca poveiras junto com as suas respetivas tripulações. No decorrer dessas viagens recolhi áudio e vídeo que fazem parte desta instalação mas para além disso, desenvolvi uma admiração por estas pessoas que ultrapassa o propósito deste objeto artístico.

A todas estas pessoas dedico a instalação MAR”.