Formado no Centro de Música Antiga da Grã-Bretanha em 1988, The Orlando Consort é actualmente um dos agrupamentos vocais mais importantes da Europa. O seu trabalho combina na perfeição a seriedade e rigor dos programas com a frescura das interpretações, que cativam imediatamente o público. As suas imaginativas e originais propostas unidas à mestria vocal permitiram que o agrupamento se tornasse uma referência mundial nesta área. Recentemente, o agrupamento obteve excelentes críticas pelas suas incursões na música contemporânea e jazz, assim como pelos surpreendentes programas educativos, desenhados para músicos amadores de todas as idades e capacidades.

The Orlando Consort cantou nos grandes festivais da Grã-Bretanha e em numerosos países, como França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Suécia, Polónia, República Checa, Estónia, Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Singapura, Japão, Grécia, Rússia, Áustria, Eslovénia, Portugal e Espanha. Foram artistas residentes em diferentes universidades e ministraram cursos e masterclases em conservatórios e universidades por todo o mundo. Das suas mais recentes actuações, destaca-se o concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, onde regressarão em 2016, e o que deram em Singapura juntamente com o impressionante intérprete de tabla Kuljit Bhamra, com quem gravaram “Mantra”, um CD que explora a ligação histórica entre Portugal e Goa, na Índia.

No âmbito do apoio aos músicos portugueses e à nova música portuguesa, o Festival irá apresentar um concerto a cargo do clarinetista Carlos Alves e do Arte Music Ensemble, na segunda-feira, 11 de julho, às 21h45, na Igreja da Misericórdia.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Quinteto em Lá maior (KV 581) e Johannes Brahms (1833-1897) – Quinteto em si menor (op. 115): duas obras-primas de música de câmara propostas por instrumentistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Carlos Alves é licenciado pela ESMAE (classe do Prof. António Saiote) e Prix de Perfectionement à L’Unanimité du júri no Conservatoire Supérieur de Région de Versailhes (Prof. Philipe Cuper).

O Arte Music Ensemble é composto por Maria Kagan (estudou na Musikschule Zentrale em Moscovo e na Escola de Música Gnessin com a Prof. Elisaveta Gilhels); José Despujols (bolseiro Fulbright e diplomado em violino na Universidade de Indiana, EUA); Mateus Stasto (detentor de Mestrado com distinção na Academia de Música de Cracóvia, na classe de Mieczyszlaw Szlezer); e Vicente Chuaqui, que estudou no Instituto de Música da Universidade Católica do Chile e trabalhou também sob a orientação de Janos Starker, Bernhard Michelin e Boris Pergamenchikov.

Esta 38ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Consulte o programa completo do 38º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita a partir de 1 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 965 342 139.