Num ano em que o MAPADI assinala o seu 45.º Aniversário, esta atribuição da mais alta distinção permitida pelos seus estatutos reveste-se de particular importância, uma vez que foi apenas anteriormente atribuída a duas pessoas: a título póstumo ao Comendador Francisco Alves Quintas, por deliberação de Assembleia Geral de 29 de fevereiro de 1980, e a Aparício Alves de Aguiar Quintas, por deliberação da Assembleia Geral de 21 de fevereiro de 2014.

Estiveram presentes nesta Cerimónia o Presidente da Direção do MAPADI, António Ramalho, o Presidente da Assembleia Geral do MAPADI, Mata Carvalho, o Presidente do Conselho Fiscal do MAPADI, Manuel Martins Ferreira, e o Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, assim como membros do Executivo Municipal, fundadores e ex-membros dos órgãos sociais do MAPADI.

Segundo as palavras do Presidente da Direção do MAPADI, este título trata-se de um reconhecimento ao Presidente da Câmara, extensível ao próprio Município da Póvoa de Varzim que “connosco tem colaborado na concretização da nossa missão estatutária, pelo total apoio e disponibilidade que tem demonstrado a todos os nossos projetos, tanto no apoio financeiro ao edificado, assim como na vertente da inclusão social, pela contratação de colaboradores com deficiência mental e celebração de protocolos para a sua inclusão social e laboral”.

Para António Ramalho, “é um privilégio termos a nossa ação de solidariedade, numa cidade de referência como a Póvoa de Varzim, ao nível da inclusão social dos cidadãos com necessidades especiais, fruto do trabalho levado a cabo pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Aires Pereira, nas acessibilidades e promoção de atividades de desporto adaptado, assim como na construção de equipamentos de recreio e de lazer adaptados aos cidadãos com deficiência”.

No final da Cerimónia, os membros da Direção do MAPADI convidaram os presentes a visitar a obra de Ampliação e Reconversão do Centro de Atividades Ocupacionais Solidário e de Hidroterapia do MAPADI, agora em fase de conclusão. O valor da obra, num total de 1.149.992.57 euros, contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim através da atribuição de parte do cofinanciamento FEDER, obtido no âmbito do PEDU, na ordem dos 450 mil euros. Complementarmente, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim assinou ainda um protocolo com a instituição no sentido de dar mais um apoio direto, no valor de 30% da empreitada.