A autarquia realizou obras para criar e melhorar acessos, tendo construído rampas, delimitado lugares de estacionamento no parque que se situa mais próximo da academia de ténis e preparado sanitários, devidamente assinalados, para pessoas portadoras de deficiência.

No decorrer da cerimónia do hastear de bandeira, o Vereador do Pelouro das Actividades Sócio-Económicas e Turismo, referiu que “este é um acto simples mas de grande significado simbólico, uma vez que revela a atenção dispensada pela Câmara Municipal às suas zonas balneares e, nomeadamente, às pessoas que delas desfrutam.” Afonso Oliveira acrescentou ainda que “começámos por aqui, mas a intenção é alargar a toda a marginal este tipo de intervenção.”

praia01

O galardão “Praia Acessível, Praia Para Todos!” distingue a criação e melhoria de acessos às praias para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, bem como a disponibilização de toda uma série de estruturas que melhorem, de forma geral, o acesso às zonas balneares, como por exemplo, a existência de parques de estacionamento, de ruas que permitam o acesso pedonal, rampas  e passadeiras para entrada no areal, sanitários, serviços de praia, como bares, restaurantes ou postos de socorro.

praia02

Este projecto, que teve início em 2004, e que se prevê possa prolongar-se até 2009, decorre de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, no âmbito do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD), que o coordena, e da acção conjunta deste organismo com diversas entidades, entre as quais, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.