Na passada sexta-feira à noite, os artistas poveiros Rui Nova, Noé Gavina, Sílvia Magalhães, Manuel Moura, André Pereira e Marlene Maio subiram ao Palco do Passeio Alegre para um espectáculo com muita música portuguesa.

A literatura também esteve presente na programação das Festas da Cidade e, no sábado, decorreu a sessão de lançamento do livro Divagações – à Flor da Alma e do Mar de Donzília Martins, onde esteve presente Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. A apresentação da obra foi feita por Nassalete Miranda, directora do jornal As Artes entre as Letras, às 18h00, no Diana Bar. A sessão contou ainda com a actuação do Grupo de Cavaquinhos de Basílio Bessa.

À noite, milhares de pessoas concentraram-se na marginal poveira para assistirem à última actuação das rusgas nas festividades deste ano, o Desfile Nocturno das Rusgas. Esta exibição foi, de facto, a última oportunidade para ver, entre a Avenida dos Banhos e a Avenida dos Descobrimentos, uma das mais emblemáticas tradições da Póvoa de Varzim, mantida viva pelos bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul. Para além das danças e dos cantares, é de admirar os intricados penteados das tricanas, assim se chamam os elementos femininos desta espécie de “marcha”, as suas blusas profusamente bordadas e as suas saias, cada uma representando as cores do seu bairro.

No domingo de manhã, a Avenida dos Banhos voltou a ser o centro das atenções mas, desta vez, porque acolheu a emblemática prova de atletismo, o 23º Grande Prémio de São Pedro.

Reviva cada iniciativa das Festas de São Pedro 2011 através das imagens que publicamos no portal municipal.