A IV Masterclasse de Violino, com o Professor Rómulo Assis, terá lugar no Museu Municipal e destina-se a alunos que frequentem a partir do 3º grau do ensino especializado da música. Os alunos interessados devem efetuar a sua inscrição junto da Escola de Música, sendo que para alunos executantes da EMPV tem o custo de 40,00€ (Ensino Secundário e Universitário – duas aulas de 45minutos) e 35,00€ (Ensino Básico – duas aulas de 30 minutos). Os alunos externos pagam 50,00€ e os ouvintes apenas 15,00€.

No Museu Municipal, vai também decorrer o Workshop “ABC do Violino”, com o Professor Tiago Afonso, destinado a alunos que frequentem até ao 3º grau do ensino especializado da música. Sempre que possível, os alunos deverão frequentar o Workshop acompanhados dos Encarregados de Educação. Os interessados devem efetuar a sua inscrição junto da Escola de Música, sendo que para alunos executantes (1 sessão como executantes por dia) da EMPV tem o custo de 10,00€ e para alunos externos 20,00€. Como ouvintes, pagam 15,00€. Os alunos do workshop são convidados a assistir à Masterclasse ministrada pelo professor Rómulo Assis.

O “ABC do Violino” é um compêndio de exercícios para auxiliar o estudo da criança. Não é um método, mas sim um conjunto de exercícios técnicos que melhoram a coordenação motora e munem os alunos de competências técnicas necessárias à prática violinística. Estes exercícios contêm imagens apelativas e uma linguagem acessível, não só às crianças como aos seus pais e professores, uma pequena tabela com lembranças de pequenos detalhes e com o número de repetições do exercício e também uma descrição mais técnica do mesmo para que os pais e professores tenham conhecimento dos aspetos técnicos e dos objetivos propostos para cada exercício. Estes são apresentados sempre sob a forma de desenhos apelativos feitos em conformidade com a ilustradora. É necessário que os desenhos apresentem rigor técnico e pedagógico para que a criança, apenas com a visualização do desenho, consiga perceber imediatamente a realização correta do exercício. O objetivo deste compêndio de exercícios é ajudar a criança a superar aspetos técnicos da prática violinística e fortalecer a motivação da mesma através de jogos didáticos.

Para esclarecimento de dúvidas os participantes deverão contactar a Escola de Música da Póvoa de Varzim através do endereço eletrónico: dp.empv@gmail.com