O encontro, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e inserida na Liga Europeia de Natação (LEN), terá o total apoio da autarquia poveira que, representada pelo vereador do Pelouro do Desporto nesta conferência, demonstrou a vontade de “tornar este Meeting numa das mais competitivas provas do calendário europeu”. Aires Pereira afirmou que “todas as condições necessárias para a realização do terceiro encontro estão reunidas e é de todo o interesse da autarquia apoiar eventos como este”.

O presidente da ANNP, Cabral Pires, agradeceu o empenho da Câmara Municipal e da Varzim Lazer, “excepcionais desde o primeiro momento”, e referiu que “organizar este tipo de eventos com estes parceiros torna tudo mais simples”.

O presidente da associação explicou, ainda, que esta segunda edição terá mais qualidade no que concerne os atletas participantes. O sucesso do I Meeting abriu as portas para que novos nadadores e novas selecções tivessem vontade de competir na Póvoa de Varzim.

Visto que existem muitos encontros deste género no Verão em toda a Europa, o Meeting Internacional Póvoa de Varzim distingue-se por ser uma das três provas de Inverno na Europa, à semelhança de Malta e Luxemburgo.

Na conferência de imprensa estiveram presentes, ainda, José Costa, director da prova, e Ana Cruz, administradora da Varzim Lazer.

Tanto a ANNP como a própria autarquia pretendem que o número de atletas, bem como a sua qualidade, supere o da edição anterior, que contou com 427 nadadores.

Para as 36 provas do programa existe um prémio total no valor de quinze mil euros, sendo que o melhor nadador Federação Internacional de Natação (FINA) conquistará €300. O atleta que conseguir “bater” um recorde do meeting levará €200. O prémio mais elevado vai para o nadador que conseguir um recorde mundial: €5000.

O II Meeting Internacional Póvoa de Varzim vai acontecer nos dias 19 e 20 de Janeiro nas Piscinas Municipais. O aquecimento dos atletas será das 7h45 às 8h45, as provas eliminatórias às 9h00 e as finais no sábado às 17h00 e no domingo às 16h30.

Esta é uma óptima oportunidade para presenciar o espírito competitivo, mas de extremo fair-play e convívio, em provas de alta-competição nesta modalidade.