A solução passa pela utilização de sacos mais resistentes, amigos do ambiente e que, ao contrário dos de plástico, são laváveis e duram várias utilizações.

Nesse sentido, o Município da Póvoa de Varzim distribuiu vários sacos reutilizáveis pelos comerciantes e clientes do 1.º Piso do Mercado Municipal. Esta distribuição de sacos, no âmbito da iniciativa Mercado+, vai repetir-se nos dias 28 de novembro e 4, 5, 11 e 12 de dezembro, entre as 9h00 e as 12h00.

O Mercado+ é um projeto criado pela Câmara Municipal para assinalar o envolvimento da Póvoa de Varzim na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos. O objetivo é alertar os cidadãos para a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos que todos produzimos, já que “cada cidadão europeu usa, em média, 500 sacos de plástico por ano e a maioria é utilizado uma única vez terminando no lixo após algumas horas de utilização”, como referiu a Vereadora do Pelouro do Ambiente.